Incentivo CML bicicletas elétricas

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) incentiva compra de bicicletas elétricas e convencionais

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) incentiva compra de bicicletas elétricas e convencionais ao criar um “Fundo de Mobilidade” .

Este Fundo de Mobilidade será dotado de 3 milhões de euros e servirá a incentivar a compra de bicicletas elétricas citadinas (até cerca de 2500 bicicletas) até 350 euros de incentivo por pessoa, bicicletas de carga (nomeadamente para levar crianças à escola) até 500 euros por pessoa e de 100 euros para a bicicletas convencionais (até 15.000 bicicletas).

  • Estes incentivos serão acessíveis através das lojas de bicicletas que terão que se candidatar para entrar no processo da Câmara Municipal de Lisboa.

Por enquanto , ainda faltam os pormenores de quem poderá aceder aos incentivos e quais serão os passos administrativos para poder beneficiar dos mesmos. No entanto, já temos as informações complementares seguintes:

  • Apenas serão elegíveis as pessoas singulares (as empresas ficam de fora)
  • O valor do incentivo para bicicletas elétricas de carga (as chamadas E-cargo) será de 500 euros (até 1000 E-cargos)
  • As bicicletas destinadas a uso desportivo (tipicamente as EMTB, sem porta-bagagens, guarda-lamas e luzes) , trotinetes e afins ficam excluídas
  • As medidas de apoio são destinados a residentes do Concelho de Lisboa ou a trabalhadores com local de trabalho habitual no concelho de Lisboa (comprovativos necessários)
  • As medidas são retroativas a partir do dia 03 de Junho de 2020, sendo que a Câmara irá definir muito em breve os documentos necessários para aceder ao Fundo de Mobilidade bem como a lista das lojas aderentes
  • Até a criação da lista de lojas aderentes, os interessados podem enviar diretamente à CML a documentação necessária para a obtenção do incentivo (a Ebikelovers irá ajudar a formalizar este processo)

Em breve, daremos noticias mais pormenorizadas sobre este incentivo que é acumulável com o incentivo do Estado.

Em paralelo, a Câmara Municipal de Lisboa está a ampliar de forma sustentada a rede de ciclovias e/ou de ciclovias pop-up e o número de lugares de estacionamento das bicicletas (mais de 3000 lugares previstos ou em curso de realização).

Mais informações no website da Câmara Municipal de Lisboa: clique aqui

 

Rede de ciclovia atual: 105 km

  • + 26 km até final de Julho (Av. de Berlim, Av. da Cidade Bissau, Av. Almirante Reis, Av. da India, Av 24 de Julho, Av. de Pádua, Av. Cidade Luanda, Av Uruguai, Av Marques da fronteira…)
  • + 30 km até final de setembro ( A. de Berna, Av. de Roma, Av. Lusiáda , Av. Conde Almoster, Av. José Malhoa, Av. das Descobertas, Av. de Ceuta…)
  • + 20,1 km no 1º trimestre 2021 (AV. gago Coutinho, Av. Torre de Belém, Av. Carlos Paredes, Av. helena Vieira da Silva, Av Alváro Pais…)

Segundo as estatísticas realizadas noutras cidades como Copenhaguen ou Amsterdão, segurança e estacionamento são de facto, os dois fatores essenciais para um aumento significativo do uso da bicicleta dentro das cidades.

Para sempre ficar informado das nossas novidades:

Inscreve-se à nossa Newsletter ! Obrigado!

 

Ebikelovers Team

administrator

2 comments

  1. Victor Moraes

    Alguma hipótese de serem consideradas
    compras via internet, visto que o modelo
    que comprei só é vendido por essa forma?
    A compra foi feita directamente ao
    fabricante holandês.
    Obrigado,
    Victor Moraes

    1. Ebikelovers Team

      Boa tarde,
      Desculpe essa resposta tardia, pois a sua mensagem passou sem ser vista. As compras pela Internet não são consideradas para efeito de incentivo da CML.
      Muito Obrigado

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *