Bicicletas BROMPTON na Ebikelovers Lisboa

A Brompton, a bicicleta dobrável de qualidade

A Brompton, a bicicleta dobrável de qualidade

As bicicletas Brompton são agora conhecidas em todo o mundo e são utilizadas por muitos “commuters” para viagens entre a casa e o trabalho. A bicicleta Brompton é utilizada em muitas outras situações onde há pouco espaço de armazenamento disponível, tais como em barcos, autocaravanas e até mesmo em aviões!

Existe uma versão eléctrica da bicicleta Brompton, mas não vamos falar sobre ela especificamente neste artigo. Teremos de a comparar com outras bicicletas eléctricas dobráveis sendo que essas têm fortes restrições que as bicicletas convencionais não têm, nomeadamente o peso e tamanho do motor e da bateria.

A vantagem da bicicleta dobrável é obviamente o facto de ocupar pouco espaço. Existem bicicletas dobráveis de todos os tamanhos, mas as mais comuns têm rodas de 20 polegadas ou 16 polegadas. Geralmente quanto menores forem as rodas, menos espaço a bicicleta ocupa, mas menos estável e “rolante” é. É um pouco como pedalar rápido e no vácuo…

Uma bicicleta dobrável é também mais frágil do que uma bicicleta normal porque tem pontos de dobra sujeitos a tensão mecânica (dobra-se e desdobra-se a bicicleta) e é menos rígida enquanto se anda de bicicleta.

Finalmente, uma bicicleta com rodas de 16 ou 20 polegadas não é uma bicicleta confortável por natureza nem é muito rápida também. Este não é o objectivo deste tipo de bicicleta, e convém estar consciente disso quando a compra.

Isto dito, porque procurar uma bicicleta dobrável e porque é que a bicicleta Brompton é uma das melhores bicicletas dobráveis do mundo?

Em primeiro lugar, porque a bicicleta Brompton dobra-se muito facilmente em 10 segundos e ocupa muito pouco espaço uma vez dobrada (cerca de 86 litros de volume) e nada sobressai. É, portanto, muito compacto em comparação com os seus concorrentes (alguns excedem 160 litros).

Ao contrário de alguns dos seus concorrentes, a Brompton não se dobra ao meio, mas duas vezes em ambas as extremidades, tornando a bicicleta mais rígida.

Pode colocá-la na bagageira do seu carro, transportá-la no metro, no comboio ou até no avião, deslizá-la debaixo da sua secretária ou mesmo debaixo da sua mesa de restaurante sem grandes problemas. Melhor ainda, pode protegê-la na sua capa se for realmente meticuloso.

A consequência deste pequeno tamanho, uma vez dobrado, é que o problema do roubo é (quase) totalmente resolvido, porque pode sempre ter a sua bicicleta Brompton por perto.

A outra consequência do pequeno tamanho das rodas, e portanto da bicicleta, é …o seu peso: entre 11 e 12 quilos, muito compacto, permite que praticamente toda a gente consiga levar a sua bicicleta até ao 4º andar sem elevador…o que é bastante comum em Lisboa!

A eficiência do Brompton

Mesmo respeitando a pressão de inflação recomendada (6,7 bar), terá sob os seus pés uma mecânica muito agradável: a qualidade da sua estrutura, dos seus rolamentos e do seu equipamento tornam-na muito eficiente.

Brompton conseguiu manter a sua bicicleta dobrável confortável apesar das suas pequenas rodas, graças à escolha do aço no fabrico do seu quadro. Outras marcas de bicicletas dobráveis favorecem o alumínio, uma vez que este material é menos dispendioso. Sendo a diferença de peso menor num quadro tão pequeno, não é um argumento válido.

A Brompton está também equipada com uma pequena suspensão traseira através da junta dobrável que integra um casquilho de elastómero.

Os pequenos e os grandes tamanhos conseguem andar bem com uma Brompton graças à opção de diferentes guiadores e espigões, permitindo uma múltipla escolha de posição.

Os vários tipos de guiadores permitem a todos encontrar o sapato certo para os seus pés. Os tamanhos grandes não encontraram nada adaptado em Brompton há alguns anos, mas agora a marca propõe o modelo H (H para altas) destinado a grandes estaturas.

 

O desviador de uma bicicleta (quase) normal

O cubo integrado de 3 velocidades combinado com duas mudanças externas permite alcançar desenvolvimentos quase idênticos aos de uma bicicleta convencional, enquanto pedala numa bicicleta dobrável com rodas de 16″. Por outras palavras, será capaz de subir as colinas de Lisboa e arredores sem dores, indo a um ritmo lento mas constante.

A escolha das opções, cores e acessórios

Para além da escolha do guiador, espigão e do desviador, na Brompton, pode praticamente “inventar” a sua bicicleta do início ao fim: a escolha das cores é muito variada, a escolha dos selins, dos pneus, etc… para não falar dos acessórios, que são também inteligentes e variados (alforges, sacos de transporte, porta-bagagens rolantes, etc.).

Para além de todas estas opções, todos os anos a marca Brompton lança uma série especial chamada “Black Edition” e tem criado parcerias com marcas e celebridades, reinventando o design Brompton, seja nas bicicletas seja nos acessórios dessas coleções.

A força da Brompton ao longo dos anos

A Brompton, apesar de todas as suas “juntas”, é uma das bicicletas mais fortes e mais fiáveis por quilómetro percorrido. Poucas bicicletas dobráveis podem competir com ela (excepto talvez uma Birdy da Riese & Muller, ou uma Ahooga…). As juntas de aço forjado permitem milhares de dobras sem qualquer jogo no mecanismo.

Por todas estas razões, nós na Ebikelovers decidimos representar a marca Brompton em todas as nossas lojas. A qualidade tem um preço, e as bicicletas Brompton são por isso bastante caras, mas a relação qualidade/preço é excelente.

Também tem de ter em conta que se mantiver bem a sua bicicleta Brompton, esta desvalorizará muito pouco com o tempo e sempre que precisar poderá trocar até à mais pequena peça para uma renovação quasi total. Alguns modelos, tornaram-se peças de colecção – até aumentaram de valor!

Video da Brompton: click aqui

Experimenta já a sua futura Brompton na Ebikelovers! Marque um test-ride numa das nossas lojas!

Ver os modelos da Brompton na Ebikelovers

Para ficar sempre informado sobre as nossas novidades:

Inscreve-se a nossa Newsletter ! Obrigado!

 

Ebikelovers Team

administrator

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *