bateria e motor bosch

Baterias E-bikes: perguntas e respostas

Aquando da compra de uma e-bike, existem pelo menos dois critérios essenciais a ter em consideração: o motor e a bateria. Sobretudo para uma cidade como Lisboa, com as suas subidas e pavimentos acidentados, é importante ter um bom motor e uma boa bateria. Neste artigo, falaremos das baterias E-bikes.

As e-bikes vão buscar a sua energia às baterias. Elas fornecem ao motor elétrico a potência necessária para o funcionamento da assistência quando conduz. Quais as diferenças entre baterias? Qual a autonomia possível da carga de uma bateria? A que elementos tomar cuidado aquando do armazenamento?

 

  1. O que distingue as diferentes baterias lithium-ion?

Em poucos anos a indústria das baterias elétricas para as e-bikes fez progressos consideráveis. Passámos às baterias de chumbo para as baterias de lithium-ion, duas vezes menos pesadas que as primeiras, não se viciam e de melhor desempenho. Fazem parte das baterias mais modernas e mais usuais para as e-bikes. Graças a sua densidade energética elevada, pode armazenar uma quantidade de energia superior por um peso relativamente baixo, ou seja entre 2 a 3 kg.

  1. Qual a duração de vida de uma bateria?

As baterias de lithium-ion são leves, mas têm igualmente uma duração de vida elevada. As Powerbacks de Bosch por exemplo, são concebidas para resistir a numerosos quilómetros, excursões e anos de utilização. No entanto, deve proteger a sua bateria de temperaturas elevadas, de sobrecargas e descargas profundas. É difícil prever a duração de vida exata da sua bateria, porque depende do tipo e da duração das solicitações, mas saiba que este não é um critério essencial de seleção desde que opte por uma bateria fiável de uma marca recomendada. Da nossa experiencia, pode fazer entre 35000 e 45000 km com uma boa bateria… já são alguns quilómetros… e representa um custo/km de cerca de 1,5 a 2,3 cêntimos por quilómetro…

  1. Que fatores podem influenciar a duração de vida da bateria?

Para poder utilizar uma bateria o mais tempo possível, os compradores de e-bikes devem seguir algumas regras em termos de proteção, de transporte e armazenamento. Entre elas, o armazenamento num ambiente seco e protegido contra os raios do sol a uma temperatura rondando os 15/20º Celsius. O nível de carga ideal de uma bateria está compreendido entre os 30 e 60%. Idealmente, a carga deve realizar-se a temperatura ambiente. Quando transporta a sua e-bike, é importante retirar a bateria para ser guardada no interior do carro.

  1. Qual a capacidade de bateria a comprar e até onde é possível carregar a bateria? A autonomia depende de quê?

Existem diversos tipos de capacidade de bateria, as mais frequentes hoje são as de 300 e 500W, contudo pode encontrar capacidades bem superiores, até 1000W.

Quanto maior for a capacidade, mais pesada é a bateria, mais volumosa e cara, assim como mais longa é a carga, mesmo se com os progressos tecnológicos a tendência é que todos estes parâmetros baixem.

A sua escolha depende igualmente da sua utilização, em cidade ou para passeios, etc. portanto, não existe uma resposta universal. Tem muita escolha, desde menos de 20 km a mais de 100 km com uma carga de bateria. Diversos fatores influenciam a autonomia: o nível de assistência, geralmente 4 níveis diferentes, o estilo de condução, a resistência ao vento, o peso do condutor, a pressão dos pneus, o número de paragens e, naturalmente, o terreno: entre uma estrada alcatroada e lisa e um caminho no mato, existe uma grande diferença.

Apesar de todos estes critérios, e porque as autonomias dos fabricantes são sempre otimistas, recomendamos uma bateria de pelo menos 400W e idealmente de 500W se estiver ao seu alcance… pois, nada mais desagradável do que ficar sem “combustível” a meio caminho, visto a maioria das e-bikes pesar entre 24 e 28kg… aliás, para os percursos de risco como os passeios no mato, recomendamos que leve uma bateria suplente na sua mochila… ou ainda mais esperto: um carregador solar.

  1. Qual o tempo de carga de uma bateria?

O tempo de carga de uma bateria depende da capacidade da bateria e do tipo de carregador: com um carregador standard, conte com uma hora e meia para uma Bosch PowerPack 400 e cerca de duas horas para uma PowerPack 500.

  1. Quais as melhores marcas de bateria?

Nas e-bikes, é importante compreender que a lógica é pensada com a dupla motor-bateria, portanto a marca de um condiciona frequentemente a marca do outro. Bosch é incontestavelmente a maca de referência para as baterias de e-bikes. São fiáveis, robustas e sobretudo, se tiver algum problema, conseguirá resolvê-lo facilmente junto do seu revendedor com uma substituição, exceto má utilização da mesma – a Bosch tem um sistema de controlo integrado que permite verificar que não utilizou a sua bateria em condições imprevistas. Outras marcas também têm bons produtos, como Panasonic, Shimano, Impulse… para além disso, existem muitos revendedores que se aprovisionam na China e colocam a sua marca nas baterias, ou seja, tudo depende do serviço after-sales.

  1. Quais os cuidados no inverno?

De uma maneira geral: o frio reduz o desempenho da bateria. Em período de inverno, com temperaturas inferiores a zero, é aconselhado instalar a bateria carregada e armazenada a temperatura ambiente apenas quando iniciar o seu trajeto em e-bike. Se a e-bike não for utilizada num longo período, deve armazenar a bateria num ambiente fresco, seco com uma carga compreendida entre 30 e 60%.

  1. Quais as recomendações de uso a respeitar?

Basta limpar a bateria com um pano húmido sem detergente agressivo, que poderia modificar a superfície exterior. Retirar sempre a bateria antes de limpar a e-bike. Os conetores da e-bike também podem ser limpos e lubrificados de vez em quando.

  1. Quais as boas práticas a respeitar para uma recarga?

As baterias com células lithium-ion podem ser recarregadas independentemente do seu nível de carga, portanto, não se preocupe com isso! Se possui uma bateria de qualidade, esta deverá estar protegida contra sobrecargas. Interromper o processo de carga não danifica a bateria. Um conselho importante: as baterias de e-bikes devem ser exclusivamente recarregadas com o carregador correspondente. O desrespeito desta regra pode levar a danos irreversíveis assim como a perda da garantia.

  1. Quantas cargas suporta uma bateria?

Mesmo após 500 cargas completas, a bateria dispõe de uma capacidade elevada. Posteriormente, 60 a 70% da sua capacidade de origem estão disponíveis. Digamos que acima de 1000 cargas completas, a sua bateria poderá precisar ser trocada… mas, conforme dito no ponto 2, se a sua autonomia média é de 50 km (70 km em inicio de vida e 30 no fim por exemplo), isto significa que a bateria está prevista para percorrer cerca de 50000 km, nada mal…

  1. Onde reparar uma bateria?

As baterias lithium-ion são sistemas complexos e altamente otimizados cuja reparação necessita de conhecimentos técnicos específicos e de equipamentos caros. Em praticamente todos os casos uma bateria defeituosa deve ser substituída.

  1. Quais são as recomendações de reciclagem das baterias?

Um bom revendedor tratará da reciclagem da sua bateria gratuitamente, dando o devido encaminhamento da mesma, com respeito o ambiente.

João Silva

administrator

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *